Estou em Home Office… E Agora?

3–4 minutos

Eu escrevi esse texto em 2021, mas achei tão legal que resolvi transformar em algo meio que atemporal, pra você aproveitar algumas diquinhas rsrs.

2020… Pandemia… Nossas vidas, de uma hora pra outra, foram viradas de cabeça pra baixo. Não pode sair de casa, não pode beijo, não pode abraço, não pode aperto de mão, não pode, não pode… E nessa infinita lista de coisas que não podemos fazer, tivemos que nos adaptar às mais variadas situações, é claro que com o nosso trabalho não poderia ser diferente. Hoje, anos depois de estarmos ao avesso, às vezes parece que já nos esquecemos dos tempos sombrios e incertos do passado, em outras tudo parece novo de novo. Mas agora vamos falar de trabalho? Com a pandemia, muita gente ficou em home office, e teve de se adaptar a transformar uma parte  da casa em uma extensão do trabalho. E teve gente que começou a trabalhar em casa e nunca mais quis saber de botar a cara no sol pra trabalhar no meio do mundão rsrs, mas se você está nessa, e não sabe como transformar o home office em algo mais leve e agradável, esse post é pra você, meu precioso leitor.

Há quem goste de trabalhar em casa, é verdade, mas ainda para aqueles que preferem esse tipo de rotina, às vezes há uma certa dificuldade em trazer para o local de descanso o que deveria ficar lá no escritório, longe de casa e de tudo o que lembra lar. Pra mim não foi um período tão longo o trabalho de casa durante a Pandemia, mas me ensinou a como transformar esse espaço em um local minimamente mais agradável para cumprir com as minhas obrigações. Mas então…. Vamos às dicas?

1 – Não pira!!
A primeira dica é bem óbvia! Se você está há 6, 8 meses ou começou o home office agora, a primeira dica é não pirar. Para algumas pessoas, o começo do home office pode ser uma ótima ideia, mas com o tempo passa a ser algo desgastante e estressante, então, antes de mais nada, analise bem se ficar trabalhando em casa é o ideal pra você.

2 – A música é um santo remédio
Você gosta de música? Então a música é uma ótima forma de fazer tudo fluir de uma forma mais leve. Escolha o seu gênero preferido, cante, deixe a música invadir seus poros enquanto desenvolve o seu trabalho. Acredite: ajuda bastante.

3 – Tire uma pausa
A gente não pode passar o dia inteiro sem relaxar, não é mesmo? Portanto, tire uma pausa de pelo menos 15 minutos a cada hora de trabalho. E por falar em hora, vem aí a dica número 4

4 – Estabeleça um horário de trabalho
Se na sua rotina normal, você entrava às 8 da manhã e saía às 18 horas, por exemplo, procure estabelecer essa mesma rotina estando em casa.

5 – Vista-se confortavelmente
Se você precisa fazer reuniões on-line, o mais adequado é não fazer uma reunião de pijama. Mas também não precisa se arrumar tanto. O ideal é você se sentir confortável. Use roupas leves.

6 – Aproveite a luz do sol
Aproveite o máximo de luz natural possível e o que a natureza tem a nos oferecer. Abra as janelas, deixe a luz e o vento lá de fora entrarem.

7 – Crie o seu local de trabalho (ou tente criar)
Se você não tem um escritório em casa, procure algum cantinho (que seja confortável) e coloque nele tudo o que precisa pra desenvolver o seu trabalho. De preferência, procure o local mais silencioso da casa, para evitar distrações ou estresses desnecessários com barulhos.

8 – Faça a sua lista de tarefas
Tenha em mente tudo aquilo que você irá fazer durante o expediente. Pessoas para ligar, uma possível reunião, aquela planilha que você começou no dia anterior e está faltando terminar. Coloque em um papel e procure cumprir, mas tendo sempre em mente que essa lista deve conter tarefas possíveis de serem realizadas. Nada de se propor a fazer mais do que pode.

9 – Expediente acabou? Desconecte-se!
Seu horário de trabalho chegou ao fim. Você já cumpriu tudo aquilo que havia proposto a si mesmo(a), então é hora do descanso. Desligue o computador, desligue-se! E descanse!

Gostou das dicas? Compartilha esse conteúdo!